Escola de Belas Artes Raimundo Cela Foto: ASCOM Instituto Mirante
Artistas e coletivos caririenses são destaque na exposição “Cariri Contemporâneo – É o amor o que faz tudo isso valer”, que será lançada na Escola de Belas Artes Raimundo Cela, em Sobral, no próximo sábado (22), às 17h. Com curadoria de Adriana Botelho e Dodora Guimarães, a Exposição busca valorizar a diversidade artística da região do Cariri, que se expande nas múltiplas linguagens da contemporaneidade. Participam artistas como Charles Lessa, Aécio de Zaira, Maria Macêdo, Rafael Vilarouca, bem como os coletivos Mestre Noza e Lira Nordestina. A visitação é gratuita e segue até o dia 23 de setembro deste ano.
A Exposição é uma retomada à sua primeira edição, realizada com o tema “O Cariri Aqui!”, em 2007, no Sobrado Dr. José Lourenço, também com curadoria de Dodora Guimarães. Nesta segunda edição, a proposta é reunir artistas e coletivos do Cariri cearense, ou que residam na região, de diferentes gerações, linguagens artísticas e tecnologias.
Uma das curadoras, Dodora Guimarães, fala sobre suas motivações em participar da segunda edição da Exposição. “A oportunidade de planejar e curar essa exposição, me deu a possibilidade do mergulho neste “aquífero” profundo, transbordante e jorrante chamado Cariri. Os/as artistas representados fazem uma feliz interconexão entre o primitivo e o contemporâneo, ligando técnicas arcaicas às mais avançadas tecnologias”, pontua.
A exposição “Cariri Contemporâneo – É o amor o que faz tudo isso valer” é um lançamento do Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), e marca os 16 anos de sua inauguração. Além disso, faz parte do projeto itinerante Percursos, idealizado pelo equipamento, que busca promover, fomentar e valorizar expressões artísticas e culturais.
Veja a lista completa de artistas e coletivos que compõem a Exposição:
Aécio de Zaira
Alexandre Heberte
Andrea Sobreira
Carlos Henrique
Charles Lessa
Ciel
Fluxo Marginal
Fred Sidou
Geovani Cardoso
Igor Sabá
João Pedro Do Juazeiro
João Eudes
Leo Ferreira
Maciej Babinski
Maria Macêdo
Maria do Socorro Cândido, M.S.C
Rafa Diniz
Rafael Vilarouca
Samuel Macedo
Samuk
Sérgio Vilaça
Mestre Noza (coletivo):
Raimundo Caetano Rodrigues (Racar)
Paulo Sérgio de Souza
Raimundo Nonato Sampaio (Dunga)
Adalberto Soares da Silva (Beto)
Cícero Caetano Rodrigues (Zumbin)
Francisco de Assis Bezerra de Souza (Kalistenio ou Kalys)
Lira Nordestina (coletivo):
Airton Laurindo
Demontiê Lourenço Gonzaga
Cosmo Braz de Lemos
Cícero Lourenço Gonzaga
José Lourenço Gonzaga
Cícero Vieira da Silva
Francisco Zênio
Erivana D’ Arc Daniel da Silva
Francisco Correia Lima, dito Francorli
Nilo ou José Marcionilo Pereira Filho
Cícero Simplício do Nascimento, dito Cizim

