Compartilhar
Complexo Social Mais Infância de Barbalha realiza o “Carnaval da Alegria” com foco na valorização da festividade popular
A iniciativa reúne uma série de atividades culturais e lúdicas, como oficinas de marchinhas e sambas-enredo, além da confecção de estandartes e máscaras.
Bruna Santos
crianças brincando de carnaval em atividade desenvolvida pelo complexo social mais infância
Atividades são gratuitas. | Foto: Ascom / SPS.

Durante o mês de fevereiro, o Complexo Social Mais Infância de Barbalha promove a programação “Carnaval da Alegria: brincar, criar e celebrar”, voltada ao público de diferentes gerações. A iniciativa reúne uma série de atividades culturais e lúdicas, como oficinas de marchinhas e sambas-enredo, confecção de estandartes e máscaras, além do “Sabadão Alegre Carnavalesco”, que culmina em um cortejo pelas ruas da cidade.

As oficinas são destinadas especialmente às crianças inscritas no Complexo Mais Infância, com cadastro realizado pelo responsável legal. Para participar, é necessário procurar o equipamento, na  Av. Jules Rimet, s/n, bairro Santo Antônio, e verificar a disponibilidade de vagas. Já os momentos abertos, como o desfile, contam com a participação das famílias e da comunidade.

De acordo com a coordenadora do equipamento, Betilde Sampaio, o momento propõe um mergulho nas tradições carnavalescas do Cariri. “A oficina de máscaras, por exemplo, não é só para as crianças. Ela envolve idosos também. Depois da confecção, a gente promove um mini baile intergeracional, onde crianças e idosos usam as máscaras e dançam juntos. É uma forma de resgatar como o carnaval era vivido antigamente e como ele se manifesta hoje”, explica; 

Visita ao barracão 

Conhecido por ser um município que contém escolas de samba tradicionais e blocos populares, o cronograma ainda prevê a visita dos participantes ao coração de uma das escolas mais antigas de Barbalha.

O intuito é mostrar aos pequenos foliões os bastidores da festa popular, e como tudo o que é construído dentro dos barracões ganha vida nas avenidas.  “Aqui a gente tem escolas de samba muito organizadas, com bateria, porta-bandeira, baianas, fantasias confeccionadas pelos próprios integrantes. É uma tradição forte, que já acontece há muitos anos”, conta Betilde.

Serviço

  • Carnaval da Alegria: Brincar, Criar e Celebrar
  • Quando: durante todo o mês
  • Horário: das 8h às 18h
  • Onde: Complexo Mais Infância de Barbalha – Av. Jules Rimet, s/n, bairro Santo Antônio

LEIA TAMBÉM | Prefeitura de Barbalha lança edital para participação de grupos e coletivos municipais no Carnaval 2026

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria