Apresentação nao Festival Internacional de Máscaras do Cariri. Foto: Sâmia Costa.
A 5ª edição do Festival Internacional de Máscaras do Cariri (FIMC) será realizada entre os dias 18 e 23 de novembro. Com o tema “Conexões Confluentes”, o evento reunirá mais de 30 apresentações nacionais e internacionais; além de cortejos culturais, seminário, oficinas e atividades formativas que prometem integrar a arte e o pensamento.
Neste ano, o festival, que tem entrada gratuita, inspira-se na filosofia do pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo, com o propósito de convidar o público a celebrar a diversidade cultural como fonte de criação e partilha.
Reconhecido como o principal evento de mascaramento do Brasil, o FIMC contará com artistas de diversas nacionalidades, como Brasil, Portugal, Itália, México, Argentina, Peru, Espanha e Cabo Verde. O encontro também reunirá Mestres e Mestras da cultura popular, que compartilharão seus saberes ancestrais.
O mote “Conexões Confluentes” faz referência ao festival como uma correnteza, um fluxo que atravessa corpos, territórios e tempos, entrelaçando expressões artísticas que se reconhecem na diferença.
As atividades serão distribuídas em vários espaços do Cariri: Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, Teatro do Sesc Crato, Largo da RFFSA, Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri (Urca) e a sede da ONG Beatos, organizadora do festival.

Cortejo de máscaras nas ruas do Crato. Foto: Anderson China
Programação
Entre os destaques da programação estão o Encontro da Menor Máscara do Mundo, as exposições “Composé de Cauris”, além da mostra “Máscaras Encantadas da Chapada”, do mestre caririense Aécio de Zaira.
Também haverá o seminário “Mascaramento e Outras Confluências”. O público também poderá acompanhar apresentações de grupos do Brasil, Portugal, Itália, México, Argentina, Peru, Espanha e Cabo Verde.,
Para mais informações, acesse a página oficial do evento.

