Marcela Cartaxo protagoniza o filme “A Praia do Fim do Mundo. Fotos: Divulgação
Entre os 16 filmes brasileiros na disputa para concorrer a vaga de representar o Brasil como ‘Melhor Filme Internacional’ no Oscar 2026, está o cearense “A Praia do Fim do Mundo”, com direção de Petrus Cariry.
O longa-metragem, com estreia marcada para os cinemas em 4 de setembro, conta a história de Helena (Marcélia Cartaxo), uma mulher doente que vive na pequena cidade de Ciarema, onde o avanço do mar destrói casas e deixa famílias desabrigadas.
Ao seu lado está Alice (Fátima Muniz), sua filha e jovem ambientalista, que deseja partir, enquanto Helena insiste em permanecer morando em frente ao mar. O elenco também conta com a atriz Larissa Góes.

Fotos: Divulgação
O diretor do longa, Petrus Cariry, dirigiu seu primeiro trabalho em 2007, o reconhecido filme O Grão que deu início a trilogia da morte, seguido de Mãe e Filha (2011) e Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois (2015). Em toda sua cinematografia, o cineasta possui mais de 80 prêmios.
A escolha do filme que representará o Brasil é realizada pela Academia Brasileira de Cinema, em uma Comissão de Seleção formada por 15 integrantes: 12 sócios e 3 membros indicados pela diretoria. A decisão final da obra que tentará a candidatura de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026 será tomada em 15 de setembro.
Selecionados os filmes que podem representar o Brasil no Oscar 2026; confira a lista

