Foto: Divulgação/Mulheres que Ensaboam Palavras.
Durante o mês de agosto, o longa-metragem que conta a história das lavadeiras que vivem nas margens do Rio Jaguaribe, no sertão do Ceará, será exibido gratuitamente nas cidades em que foi gravado. Com direção de Tâmara Bezerra e Marcelo Paes de Carvalho, ‘Mulheres que Ensaboam Palavras’, narra a força do lavar, sejam roupas, histórias ou o tempo.
As sessões acontecerão em praças públicas, a céu aberto. A partir do dia 18, as lavadeiras se verão pela primeira vez na tela grande. De acordo com a produção do documentário, de todas as 22 entrevistadas, apenas uma já havia ido ao cinema.
O filme percorre sete cidades cearenses, sendo elas Orós, Iguatu, Jucás, Cariús, Quixelô, Tarrafas e Antonina do Norte. Na viagem de reconhecimento realizada pela equipe do filme, Marcelo Paes de Carvalho, um dos diretores, relata que essas mulheres ajudaram, mesmo que inconscientemente, a construir a identidade brasileira.
“Elas claramente sentiam-se importantes por estarem sendo escutadas, invisibilizadas a vida inteira, mas a verdade é que as nossas vidas é que estavam sendo tocadas por aquelas histórias contadas por senhoras de cabelo branco e mãos calejadas pelos anos exercendo o ofício de lavadeiras na beira do Rio Jaguaribe” conta o diretor
Durante a exibição, um novo corte será criado. A proposta é gravar as lavadeiras assistindo a si mesmas, criando uma memória onde o afeto e o pertencimento se cruzam.
Exibição nas comunidades
- 19/08 – Antonina do Norte
- 20/08 – Jucás
- 21/08 – Iguatu e Quixelô
- 22/08 – Saboeiro
- 23/08 – Orós
- 24/08 – Tarrafas

