Monsenhor Ágio Augusto Moreira | Foto: Ascom Vila da Música
Uma apresentação gratuita da Orquestra da Vila da Música será realizada na próxima quinta-feira (5), às 19h, no Auditório Cristina Prata, na Solibel — Sociedade Lírica do Belmonte, em Crato. A atividade integra a programação em homenagem ao aniversário de Monsenhor Ágio Augusto Moreira, que atuou na educação musical e cultural do distrito de Belmonte.
A Orquestra da Vila da Música (OVM) é um grupo de câmara formado por instrumentos de cordas friccionadas, com perspectiva de ampliação para formação sinfônica vinculada à Vila da Música. Atualmente, o grupo é composto por 12 integrantes e tem direção artística da professora Liu Man Ying, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A orquestra é resultado de um programa de bolsas mantido pela instituição para a formação de jovens músicos da região.
Monsenhor Ágio Augusto Moreira
Monsenhor Ágio Augusto Moreira (1918–2019) atuou por mais de cinco décadas na formação educacional e artística da população do distrito de Belmonte, onde residiu até o fim da vida. Natural de Quixará, atual município de Farias Brito, realizou estudos nos seminários da Prainha, em Fortaleza, e São José, no Crato, período em que teve contato com a música e o canto gregoriano.
Ao longo da trajetória, exerceu atividades como sacerdote, educador, músico, professor e escritor. Desenvolveu ações voltadas ao ensino artístico e à formação social no distrito. Monsenhor Ágio também idealizou iniciativas culturais e educativas que contribuíram para a criação da atual Vila da Música, instituição voltada à formação musical de crianças, jovens e comunidades da região.