Chau do Pife & Andréa Laís (AL). Foto: Ascom Sesc
O Sonora Brasil, iniciativa cultural do Sesc, dá início a mais uma edição no Ceará entre os dias 22 e 27 de setembro. Com o tema “Encontros, tempos e territórios”, o projeto passará por três cidades da região do Cariri, oferecendo apresentações gratuitas com artistas de diferentes estados do país.
A programação começou na última segunda-feira (22), na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, com o flautista Chau do Pife e a cantora Andréa Laís. A parceria destaca a riqueza da cultura alagoana e suas ancestralidades, explorando sonoridades nordestinas como acordeon, pife e triângulo. Uma das músicas que marca essa união é “Chão do Chau”, composição da dupla alagoana.
Nesta terça-feira (23), é a vez do Crato receber a dupla Fernando César e Tiago Tunes, do Distrito Federal. O show une o violão de sete cordas ao premiado bandolim, instrumentos tradicionais do choro e do samba, proporcionando uma experiência sonora refinada e envolvente.
A partir da quinta-feira (25), o palco de Juazeiro do Norte será ocupado por manifestações da cultura do fandango e da tradição caiçara. O mestre Zeca da Rabeca, ao lado da artista curitibana Melina Mulazani, apresenta um espetáculo que integra música, dança e figurinos típicos, celebrando essa expressão cultural brasileira.
Na sexta-feira (26), ainda em Juazeiro, o palco será de Charlles André & Luciane Dom, com o show “Amor, Tempo e Território”. Charlles, consagrado no pagode romântico e autor de sucessos como “Mina de Fé”, se une a Luciane, uma das vozes promissoras da nova MPB, que mescla samba e influências da música contemporânea.
Encerrando a programação, a dupla também estará presente no sábado (27), ministrando uma oficina musical exclusiva no Sesc Juazeiro, aberta ao público.
Sobre o Sonora Brasil
Realizado anualmente pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o Sonora Brasil propõe um recorte temático com enfoque curatorial voltado ao aprofundamento das tradições musicais brasileiras. O projeto contribui para a ampliação de repertórios e a produção de conhecimento em música, com foco em experiências formativas.
Reconhecido por estimular o pensamento crítico e promover o contato do público com diferentes expressões musicais, o Sonora Brasil, em sua edição de 2025, traz o tema “Encontros, tempos e territórios”, ressaltando os diálogos entre artistas de distintas gerações e regiões do país.
Veja o cronograma completo
Todas as atividades são gratuitas
Fernando César & Tiago Tunes (DF)
23/09 (terça-feira) – 19h
Sesc Crato – Crato
Mestre Zeca da Rabeca & Melina Mulazani (PR)
25/09 (quinta-feira) – 19h
Sesc Juazeiro – Juazeiro do Norte
Charlles André & Luciane Dom (RJ)
26/09 (sexta-feira) – 19h
Sesc Juazeiro – Juazeiro do Norte
Oficina musical com Charlles André & Luciane Dom (RJ)
27/09 (sábado) – Horário não divulgado
Sesc Juazeiro – Juazeiro do Norte

