Compartilhar
publicidade
publicidade
Cano, Paulão, Lucas Lima…Fortaleza começa a projetar elenco para Libertadores de 2022
Time cearense vai disputar maior competição da América do Sul pela primeira vez em sua história
Agência Miséria
Foto: Reprodução

A torcida do Fortaleza está sorrindo à toa. A equipe, que já garantiu vaga na próxima edição da Taça Libertadores, está jogando as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro apenas para cumprir tabela. Com objetivo mais do que alcançando em 2021, o time comandado por Juan Pablo Vojvoda já mira a formatação do elenco para o ano que vem, com o sonho de fazer história mais uma vez.

É verdade que o Leão do Pici não estará entre os favoritos em algum site de apostas que faça prognóstico sobre os favoritos ao título da competição. Esse lugar certamente estará reservado para equipes como Flamengo, Atlético Mineiro, River Plate e Palmeiras, atual bicampeão da América. Mas isso não significa que o Fortaleza não tem o desejo de fazer um torneio competitivo. E é de olho nessa possibilidade que a diretoria já está movimentando o mercado de transferências.

Os reforços tendem a ser pontuais, sem exagerar nos gastos. Um dos sucessos recentes do Fortaleza é manter as finanças equilibradas e as contas em dia. Uma das prioridades é não perder nenhum jogador, mesmo aqueles valorizados após o Brasileirão, como o volante Ederson e o lateral-direito Yago Pikachu. Além do próprio Vojvoda, sempre especulado em clubes do eixo Rio-São Paulo.

Um jogador que a diretoria pretende manter para o ano que vem é Lucas Lima. Sem espaço no Palmeiras, o meia foi contratado em agosto deste ano e agradou a comissão técnica cearense. O vínculo de empréstimo se encerra no fim da atual temporada, mas o Fortaleza quer prorrogar o contrato até dezembro de 2022. O time não deve encontrar dificuldades no acerto, já que o jogador não deixou saudades no alviverde paulista.

Outra especulação que ronda o dia-dia do Fortaleza é o possível retorno do zagueiro Paulão. Ele já jogou no clube cearense, mas hoje defende as cores do Cuiabá, que luta contra o rebaixamento. A informação, adiantada pelo jornal O Povo, foi confirmada nesta semana também pelo canal TNT Sports. Ainda não há proposta formal, mas as conversas, segundo o canal esportivo, já começaram.

Outro que também negocia com o Fortaleza é o atacante argentino Germán Cano, que deixou o Vasco após não renovar contrato com a equipe carioca. O atleta defendeu o cruz-maltino nas duas últimas temporadas, com 101 jogos disputados e 43 gols marcados. Ele é o segundo estrangeiro com mais gols na história do Vasco.

A negociação, no entanto, não será fácil. Cano já recebeu sondagens de outros clubes do exterior. Mesmo no Brasil seu nome já foi especulado em outros times, como São Paulo e Corinthians. O alvinegro paulista procura no mercado um centroavante que possa ser mais participativo do que o veterano Jô, que já está em fase final de carreira.

De concreto mesmo, o Fortaleza assinou um pré-contrato com o equatoriano Anthony Landázuri, defensor do Independiente Del Valle, e também deve exercer a opção de comprar para ficar em definitivo com o volante Matheus Jussa. As duas negociações, no entanto, não devem interromper a atuação do Leão do Pici no mercado de transferências.

A diretoria sabe que precisa qualificar o elenco não só pensando na Libertadores, mas também na Copa do Brasil, Brasileirão, Copa do Nordeste e campeonato estadual. Ainda assim, o presidente do clube, Marcelo Paz, não vai fazer loucuras. equilíbrio é a palavra da vez.

“A gente tem que ter equilíbrio, não podemos gastar tudo e não podemos gastar nada. Esse recurso a mais vai ser útil para a gente organizar o nosso ano financeiro, já que agora temos um caixa a mais para colocar ao longo do ano e manter as contas em dia, o que acho importantíssimo. Mas também pode ser usado para melhorar em nível de estrutura também, deixar um legado, porque isso garante resultado no curto, médio e longo prazo”, disse em entrevista ao UOL.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria