
Ancelotti e Real Madrid chegam a um acordo verbal para a saída do treinador — Foto: Josep LAGO / AFP
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na manhã desta segunda-feira (12), a contratação de Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira. O italiano, de 65 anos, assumirá o comando da equipe já na próxima Data-Fifa, com estreia marcada para o dia 6 de junho, contra o Equador, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti será o primeiro estrangeiro a dirigir a seleção principal masculina do Brasil.
A negociação envolveu a liberação do técnico junto ao Real Madrid, clube onde Ancelotti está em sua segunda passagem desde 2021. Apesar de ainda ter um ano de contrato com os espanhóis, a saída foi acertada em comum acordo após conversas lideradas por Diego Fernandes, em nome da CBF. O treinador comandará a equipe até a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.
“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. “Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta.”
Ancelotti assume o posto deixado por Dorival Júnior, demitido em março após 14 meses à frente da Seleção. O técnico italiano começará oficialmente os trabalhos no dia 26 de maio, dando início a um novo ciclo com foco nas Eliminatórias e no projeto do hexa em 2026.
Sobre o novo técnico
Com um currículo vitorioso, Ancelotti soma conquistas por alguns dos principais clubes da Europa. No comando do Real Madrid, venceu duas edições da La Liga e três da Liga dos Campeões. Nesta temporada, no entanto, a equipe foi eliminada nas quartas de final da Champions League pelo Arsenal, perdeu a final da Copa do Rei para o Barcelona e ocupa a segunda colocação no Campeonato Espanhol.