Foto: Unsplash
O ranking de seguidores entre os clubes brasileiros não é apenas uma competição entre torcidas, mas também uma ferramenta importante para atrair investimento e novos patrocinadores. Atualmente, um bom desempenho nas redes sociais pode valer quase o mesmo que alguns resultados positivos em campo. O Ceará e o Fortaleza sabem disso, e estão trabalhando para crescer na internet. Atualmente, as duas equipes estão entre as 20 mais populares do Brasil, e possuem somadas cerca de 5 milhões e 200 mil seguidores. Números positivos que devem crescer nos próximos meses.
Esse ranking atualizado mensalmente pelo Ibope Repucom é uma forma eficiente de avaliar as ações das equipes nas redes sociais. O Flamengo, por exemplo, é líder isolado com quase 43 milhões de seguidores por ser muito ativo na internet. Apenas no canal do YouTube, a equipe rubro-negra soma 6 milhões e 350 mil inscritos, e consegue um crescimento mensal de quase 20%.
O Ceará e o Fortaleza são os dois únicos representantes do futebol cearense entre os 20 clubes com mais seguidores. Além do bom desempenho no Campeonato Brasileiro de 2021, as ações nas redes sociais também contribuíram para um bom crescimento neste quesito recentemente. A equipe do Fortaleza ganhou mais de 36 mil seguidores em apenas um mês, como destaque para um bom crescimento no Instagram e no Facebook. Atualmente, o Leão possui 2 milhões e 609 mil seguidores na soma de todas as mídias digitais, e ocupa a 18ª colocação do Brasil.
Uma posição acima está o Vozão, com 2 milhões e 675 mil fãs digitais, e com um crescimento mensal próximo dos 40 mil também. A equipe está buscando uma maior interação online, principalmente no canal do YouTube e com o perfil no Instagram. Todos esses números acabam chamando a atenção de empresas, principalmente do setor digital. Isso significa mais investimento, e elenco competitivos para o futuro.
Novos acordos
O Fortaleza já viu esse impacto digital acontecer durante a temporada atual. Em agosto deste ano, como mostrou o jornal O Tempo, a equipe fechou um acordo de patrocínio com o banco digital Dinoubank. A reportagem mostra que o sucesso da equipe no Brasileirão não foi o principal motivo para o interesse da startup, mas sim o bom desempenho nas redes sociais e a contagem de seguidores acima dos 2 milhões de fãs. Afinal, a ideia do banco é conseguir realizar campanhas na internet.
Responsáveis por um dos maiores clássicos do Nordeste, sempre marcados por excelentes jogos, Ceará e Fortaleza estão de olho no impacto que as empresas digitais podem oferecer aos cofres dos clubes. Além disso, as duas equipes cearenses também estão aprendendo que o uso da internet é fundamental como ferramenta para alcançar os torcedores, pois todos os setores estão migrando para o online, desde o entretenimento até outras áreas mais tradicionais.
Online em alta
Um dos setores que mais conseguiu crescer com a popularização da internet no Brasil foi o de sites de apostas. Isso pode ser visto pela quantidade de clubes da Série A que possuem patrocinadores dessa área. O site VegasSlotsOnline mostra que os principais motivos para o sucesso desses cassinos online são a interatividade e a dinâmica desses jogos de apostas digitais, desde o pôquer até as slots machines. São mesas em tempo real, com crupiês de verdade, e também caça-níqueis temáticas que podem agradar fãs de futebol ou então de outros temas populares. Além disso, os sites costumam oferecer bônus e rodadas grátis para atrair quem nunca tentou apostar online, mas é fã desses jogos de cassino.
Outra área que teve um impacto com a internet em alta foi a de bancos. Atualmente, o número de instituições totalmente digitais cresceu rapidamente, e não faltam startups em busca de espaço entre os brasileiros. A Dinoubank, nova patrocinadora do Fortaleza, é o melhor exemplo disso. Outro caso foi com o São Paulo, que por muito tempo teve como principal patrocinador o Banco Inter, uma das maiores instituições financeiras digitais do Brasil.
O futebol continua como o esporte mais popular do Brasil, e também entre os cearenses. Isso explica alguns dos números divulgados pelo Ibope Repucom, principalmente se olharmos o Fortaleza e o Ceará. As duas equipes conseguiram mais de 5 milhões de fãs online, e continuam crescendo rapidamente todos os meses. O futuro é digital, e para se aproveitar disso é preciso atrair os torcedores fanáticos não só para os estádios, mas também para as redes sociais.

