Gabriel Bortoleto após GP da Austrália de 2025 • Divulgação/Stake F! Team KICK Sauber
Aos 20 anos e nove meses, o piloto brasileiro Gabriel Bortoletto, da equipe Stake Sauber, tornou-se o mais jovem do país a conquistar a sexta posição em uma corrida de Fórmula 1. O feito supera o recorde de Felipe Massa, que alcançou o mesmo resultado aos 20 anos e 10 meses, quando corria pela Ferrari.
Além de bater a marca, Bortoletto quebrou um jejum de oito anos sem que um brasileiro figurasse no Top-6 da categoria — resultado que havia sido obtido por Massa pela última vez em 2017.
Em sua temporada de estreia, o paulista já havia entrado para a história ao se tornar o brasileiro mais jovem a pontuar na F1, com o nono lugar no GP da Áustria, em junho. Curiosamente, Massa também defendia a Sauber quando estabeleceu seu recorde no GP da Malásia de 2002, sendo até então o último piloto do país a marcar pontos na categoria.
A temporada de 2025 tem sido simbólica para Bortoletto. Este é seu terceiro resultado na zona de pontuação no ano: oitavo lugar na Áustria, nona posição na Bélgica e agora o sexto posto. Ao fim das férias de verão da Fórmula 1, o piloto soma 14 pontos e ocupa a 17ª colocação no Mundial de Pilotos.
GP da Holanda

Largada do GP da Áustria de 2025/ Foto: Leonhard Foeger/Reuters
Com o encerramento do GP da Hungria, a Fórmula 1 entra em uma pausa de três semanas durante o verão europeu. O retorno às pistas está marcado para os dias 29 a 31 de agosto, com a disputa do GP da Holanda. A corrida será a 15ª das 24 etapas programadas para 2025, dando sequência à fase europeia da temporada.
No Brasil, as transmissões da F1 são exibidas pela Band, em sinal aberto.
Horários do GP da Holanda
Sexta-feira, 29 de agosto
– Treino livre 1: 7h30
– Treino livre 2: 11h
Sábado, 30 de agosto
– Treino livre 3: 6h30
– Classificação: 10h
Domingo, 31 de agosto
– Corrida: 10h

