Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Mesmo sob críticas, Abel Ferreira entra em top 3 de técnicos mais longevos do Brasileirão
Português tem sido alvo de parte da torcida por resultados ruins na atual temporada
Agência Miséria
Foto: César Greco/Palmeiras

Paira sob a Academia de Futebol um clima estranho no ar. Os resultados obtidos pelo Palmeiras na última temporada, com os títulos da Taça Libertadores, da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista já estão no passado. Os resultados ruins nas disputadas de 2021 colocam o técnico Abel Ferreira na berlinda, ainda que o português seja bancado pela diretoria.

As derrotas para o Defensa y Justicia, na final da Recopa Sul-Americana, e para o Flamengo, na Supercopa do Brasil, além da eliminação na Copa do Brasil, para o CRB, quando todos apostavam em sites como apostasesportivas24.net na classificação do Verdão, minaram a confiança que parte da torcida tinha no treinador. Mas Abel Ferreira segue comandando o Palestra Itália.

Contratado em 30 de outubro de 2020, Abel é o terceiro técnico mais longevo a comandar um clube na Série A do futebol nacional. A marca foi obtida após a demissão do técnico Lisca, do América-MG, após uma sequência ruim que já dura sete jogos. Agora, Abel está atrás de Guto Ferreira, do Ceará, e Maurício Barbieri, do Red Bull Bragantino.

Abel está no comando do Palmeiras há 227 dias. Seu primeiro jogo à frente do clube paulista aconteceu em 5 de novembro do ano passado, na vitória por 1 a 0 contra o Red Bull Bragantino, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O treinador foi fundamental para conduzir o time na conquista da competição, derrotando o Grêmio de Renato Gaúcho na grande final.

Com oito meses no comando técnico alviverde, Abel tem 60 jogos, com 32 vitórias, 12 empates e 16 derrotas, um aproveitamento de 60%. Tendo disputado nove torneios, com dois em andamento, tem dois títulos na bagagem. No Campeonato Brasileiro, Abel já entrou em campo em 22 oportunidades, com 9 vitórias, 6 empates e 7 derrotas.

Apesar do bom retrospecto, Abel tem sido criticado por algumas escolhas no campo de jogo. O treinador iniciou a temporada com um esquema de três zagueiros, que ainda não havia sido utilizado por ele em nenhum momento. Apesar de alguns bons resultados, a tática não funcionou como o esperado, e o treinador ouviu críticas da torcida.

Com um calendário complicado, o Palmeiras, aos trancos e barrancos, conseguiu chegar à final do Campeonato Paulista, mas acabou derrotado pelo São Paulo. Mais do que perder o título, as duas exibições diante do rival, no Allianz Parque e no Morumbi, deixaram a torcida com um pé atrás sobre algumas escolhas dentro do elenco palmeirense.

Mas o ponto alto da crise atual aconteceu após a eliminação para o CRB, jogando em São Paulo. A equipe acabou perdendo nos pênaltis, após ser derrotada por 1 a 0 no tempo normal. Apesar das chances criadas – foram mais de 30 finalizações – o time palmeirense não conseguiu furar o bloqueio da equipe alagoana e acabou eliminada, em uma das maiores surpresas da temporada.

Abel Ferreira tem pedido reforços, mas não foi atendido pela diretoria. Enquanto isso, precisa contar com jogadores em fase questionável, como Luiz Adriano, Victor Luís, Felipe Melo, Marcos Rocha e Lucas Lima. Sem peças de reposição, o português tem se tornado cada vez mais previsível em suas escalações.

A pressão é grande neste momento. Se Abel não for bem na Libertadores e no Campeonato Brasil, seus dias como treinador do Palmeiras estão contados.

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade