Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Múltiplas dimensões: cinco esportes que possuem variantes diversas
Agência Miséria
Foto: Freepik

No mundo dos esportes, há dois tipos de modalidades: aquelas que prezam por um sistema único de disputa e outras que adotam variações diversas, promovendo a pluralidade de sua essência. No primeiro caso, estão atividades como o futebol, o basquete e o vôlei, que, embora tenham suas versões de quadra, praia ou campo, possuem conceitos únicos para cada uma.

Já no segundo grupo é possível promover, utilizando um único espaço e os mesmos instrumentos, diferentes maneiras de praticar uma determinada modalidade. Seja pela diferenciação de provas, estilos, regras ou conceitos, esses esportes possibilitam até mesmo o desenvolvimento de diferentes especialidades para uma única atividade.

Poker

Considerado um dos cinco esportes da mente, o poker é um daqueles jogos que melhor exemplifica essa situação. Afinal, numa mesma mesa de feltro e com o mesmo baralho, é possível disputar dezenas de classificações ou categorias, com regras que se diferenciam por pequenos ou grandes detalhes.

Nos principais campeonatos e eventos profissionais, o modelo mais utilizado é o Texas Hold’em, reconhecido como uma espécie de padrão dos conceitos da modalidade. No entanto, existem dezenas de variações, algumas delas que derivam inclusive da própria versão standard do jogo, como é o caso do também consagrado estilo Ohama poker, que se inspira na variante mais famosa, porém com regras, distribuição de cartas e estratégias bem diferentes.

Natação

Foto: Pixabay

A natação é um daqueles esportes que todo mundo acompanha pelo menos de quatro e em quatro anos, quando são realizados os Jogos Olímpicos de Verão. Trata-se de uma modalidade que é composta por estilos distintos de disputa, colocando à prova a capacidade de adaptação dos atletas.

Dito isso, atualmente são considerados quatro tipos oficiais de nado nas piscinas pelo planeta: crawl, costas, peito e borboleta. Em cada um deles, os competidores executam um tipo de movimento completamente diferente, com níveis de dificuldade que variam de acordo com a prova. Isso sem contar o medley, que reúne todos os estilos em uma única prova.

Xadrez

Pouca gente sabe, mas o xadrez também é um esporte que faz parte do grupo das cinco modalidades intelectuais (assim como o poker, damas, bridge e go) e possui mais de um modo de disputa. As variantes incluem a mudança de tabuleiros, peças e as regras das partidas. Também são levados em consideração os modelos regionais, que remetem às características e transformações feitas em cada local que influenciaram sua origem.

Dessa forma, é possível encontrar tabuleiros clássicos, bidimensionais, tridimensionais e até aqueles considerados fora do comum, com conceitos um tanto bizarros. Dentre as peças pouco usuais, existe uma chamada Escorpião-Rei: ela incorpora no Rei os movimentos de outro elemento denominado gafanhoto, no qual ele se move como uma Rainha (em paralelas horizontais e verticais), mas sempre pulando outra peça.

Skate

Modalidade que passou a integrar o programa olímpico em Tóquio-2021 e foi um enorme sucesso, o skate estará também nos Jogos de Paris em 2024 com duas provas diferentes: Street e Park. Na primeira disciplina, é montado um circuito que simboliza as ruas, repleto de obstáculos, como rampas, corrimãos, caixotes, half-pipes, dentre outros, que servem para que os competidores executem manobras de alta precisão.

Já o segundo sistema de disputa mistura os elementos do street com o bowl, uma pista em formato de piscina com paredes de 3 a 4 metros de altura, além de outras menores chamadas de banks. Para completar, existe ainda uma outra variante do skate, mas que não faz parte das Olimpíadas: o vertical, que nada mais é do que uma disputa num grande half-pipe.

Ginástica artística

Assim como a natação e o skate, a ginástica artística é outra modalidade olímpica composta por diversas disciplinas dentro de um único esporte. Geralmente, os times participantes são compostos por cinco atletas no masculino e outros cinco no feminino, que competem em oito provas: solo, salto sobre a mesa, trave, cavalo com alça, argolas, barras assimétricas, barras paralelas e barra fixa.

Cada uma dessas disciplinas exige uma ou mais habilidades motoras diferentes que podem variar entre força, equilíbrio, flexibilidade, consciência corporal, dentre outras. Além do desafio físico, é ainda uma atividade esteticamente bela e não à toa carrega em seu nome um adjetivo relativo à arte.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade