Compartilhar
publicidade
publicidade
Estudo do Atlas da Notícia mostra redução do “deserto de notícias” no Brasil
271 cidades passaram a contar com pelo menos um veículo de comunicação local e outros 15 voltaram a ser considerados desertos.
Raiana Lucas
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A sexta edição do estudo Atlas da Notícia, do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) mostra que 2.712 cidades brasileiras (com ao menos 26,7 milhões de habitantes) são consideradas como “desertos de notícias” (quando não há presença de noticiário de imprensa local). O estudo, divulgado nesta quarta-feira, 9, mostrou que 271 cidades passaram a contar com pelo menos um veículo de comunicação local e outros 15 voltaram a ser considerados desertos.

O Projor avalia que é a primeira vez, desde 2017, que o número de cidades com jornalismo local (2.858) é maior do que o de municípios sem veículos de comunicação. Na região Norte, 95 cidades deixaram de ser um “deserto de notícias”, graças ao avanço tecnológico e a produção de notícias por rádios comunitárias. Segundo o presidente do Projor, Sérgio Ludtke a informação de qualidade potencializa a democracia. Sérgio diz ainda que criar políticas públicas que incentivem o crescimento do jornalismo combate a desinformação.

A pesquisa foi realizada com o apoio de 303 colaboradores voluntários e estudantes de 80 organizações e universidades. Os dados foram coletados entre outubro do ano passado e julho de 2023. Os coordenadores do estudo vão fazer uma conferência online na próxima terça-feira, 15, às 19h, na página do Observatório de Imprensa no YouTube.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria