Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil
A Fiocruz identificou um ligeiro aumento nos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associadas à covid-19, cenário similar ao da semana passada. Conforme a última atualização, o Ceará e mais cinco estados – Goiás, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe – apresentaram sinal de crescimento na tendência de longo prazo.
De acordo com o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, a população adulta é a mais afetada. Ele chama a atenção para uma retomada do crescimento da Covid-19 e faz um alerta sobre a importância de manter a vacinação em dia.
“Temos a vacina bivalente, agora disponível para a maior parte das faixas etárias. E mesmo para aquelas faixas às quais a bivalente ainda não está aprovada, estar em dia com a vacina disponível para a sua idade é fundamental, especialmente agora que observamos esse aumento”, destaca.
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de: influenza A (2,4%), influenza B (1%), vírus sincicial respiratório (11,5%) e Covid-19 (39%). Entre os óbitos, a presença desses mesmos vírus entre os positivos foi de: influenza A (1,1%), influenza B (1,1%), vírus sincicial respiratório (0%), e Covid-19 (77%).