Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Governo estuda possibilidade de aplicação das provas do Concurso Unificado em agosto
As provas foram suspensas em decorrência dos temporais que atingem o estado do Rio Grande do Sul.
Paulo Junior
Esplanada dos Ministérios. Foto: Ana Volpe/Agência Senado

O Governo Federal segue acompanhando a situação no Rio Grande do Sul para então definir qual será a nova data da aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). As provas seriam inicialmente aplicadas nesse domingo (5), porém, devido os temporais que atingem o estado gaúcho o cancelamento foi decretado. De acordo com o governo, não seria possível garantir a participação dos mais de 86 mil inscritos do estado, e a suspensão apenas no território afetado geraria insegurança jurídica para o certame.

Informações divulgadas nesta segunda-feira (6), apontam que o Ministério de Gestão e Inovação nos Serviços Públicos (MGI) trabalha com a possibilidade de aplicar as provas em agosto. No entanto, tal decisão será oficializada apenas quando as chuvas que atingem o extremo sul nacional cessarem, e for possível checar a situação dos locais de prova, bem como averiguar se o transporte estará pleno até o dia delineado como a nova data para o certame.

Lembra-se que no ato do anuncio da suspensão das provas, na última sexta-feira (3), os cadernos de questões já haviam chegado a 65% das cidades em o exame ocorreria. Neste momento, o governo e a Fundação Cesgranrio, banca organizadora do concurso, concentram esforços para garantir a possibilidade de utilização das provas que já estão imprensas.

“A gente imagina que, em algumas semanas, ou até menos, consiga divulgar a nova data para todos os candidatos, assim que a gente conseguir resolver todas as questões logísticas envolvidas na realização dessa prova, como vocês já imaginam, já acompanham, é uma questão logística muito complexa, e que envolve praticamente o Brasil inteiro”, comentou a titular do MGI, Esther Dweck, na sexta-feira (3).

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade