Posto de combustíveis (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Em entrevista coletiva realizada nessa quinta-feira (18), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) – órgão vinculado ao Ministério da Justiça – anunciou que irá coordenar um mutirão nacional de fiscalização dos preços dos combustíveis nos postos. A ação contará com participação de Procons do país inteiro e deve acontecer no próximo dia 24 de maio.
Segundo divulgado pelo Senacon, o objetivo é averiguar se os estabelecimentos estão repassando a diminuição nos preços que foi comunicada pela Petrobras. No início desta semana, a empresa anunciou uma redução de R$0,40 no preço médio do litro de gasolina, e de R$0,44 no preço do litro de diesel.
“Nós temos que entender, e reconhecer, que essa medida da Petrobras e do governo brasileiro beneficiam toda a população brasileira e tem que ser cumprida, e sua execução, fiscalizada”, comentou o secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous. O gestor também observou que historicamente o postos de combustível tendem a ser muito cartelizados, daí a ação intensiva de fiscalização.
“Marcamos o mutirão dia 24, para que haja tempo para os postos se adaptarem aos novos preços, orientados por essa política nova da Petrobras. Esperamos que isso aconteça espontaneamente. Se os postos não compreenderem a necessidade dessa adequação e tentarem transformar a redução em margem de lucro, entram em cena os aparatos coercitivos”, enfatizou Damous.
Já o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse durante esta semana que haverá forte ação do Estado para que os descontos cheguem às bombas e por consequência ao consumidor final. Os comentários de Alexandre foram feitos em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

