
Foto: Vasily Fedosenko / Reuters.
A Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte aprovou na última terça-feira (29) um Projeto de Lei (PL) que proíbe a utilização de animais em espetáculos circenses. O projeto, de autoria da vereadora Jacqueline Gouveia (MDB) recebeu 15 votos favoráveis. No município, e em diversas partes do país, já existem os chamados ‘circos legais’ que não utilizam animais domésticos e silvestres nas apresentações.
Em entrevista ao Portal Miséria, a autora do PL afirmou que essa é uma pauta que, aos poucos, tem sido discutida nacionalmente. “Esses animais, os silvestres, por exemplo, eles são retirados do seu habitat natural e são aprisionados em jaulas, eles passam fome e, através do medo e do estresse torturante, que esses animais são submetidos, é que eles aprendem os números”, disse.
O texto ainda deve ser sancionado pelo Poder Executivo. “Os circos são maravilhosos, mas só com as pessoas, com os trapezistas, com os palhaços, né, todos aqueles artistas, mas deixando os animais na natureza, no lugar deles, né, chega de exploração”, complementou Jacqueline.
No município, a Coordenadoria de Bem-Estar Animal, em parceria com o Grupamento Ambiental Municipal (GAM), já atua na fiscalização de casos de maus-tratos contra animais.