
Foto: Matheus Aguiar
A Prefeitura de Tauá suspendeu o concurso público (Edital nº 001/2025) para se adequar à legislação quanto à isenção da taxa de inscrição, às cotas e ao aumento do cadastro de reserva. A medida foi adotada após o município acatar recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O certame será retomado após a realização dos ajustes.
Segundo o MPCE, o município se comprometeu a adotar uma política de cotas para pessoas negras e a garantir a isenção da taxa de inscrição para candidatos com deficiência, doadores de sangue, estudantes de escolas públicas, pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos, hipossuficientes, inscritos no Cadastro Único e doadores de medula óssea.
O edital também deverá ser alterado para ampliar o cadastro de reserva para cinco vezes o número de vagas previstas, “a fim de que alcance número de vagas compatível com a quantidade de pessoal atualmente contratado temporariamente pela Prefeitura de Tauá e atenda às necessidades do serviço público essencial à população”, conforme informou o MP.
As mudanças foram definidas em audiência extrajudicial realizada na última quarta-feira (30), com a presença de representantes do MPCE, da Prefeitura de Tauá e da Universidade Estadual do Ceará, banca organizadora do concurso.