
Fotos: Reprodução
O novo papa da Igreja Católica, Leão XIV, recebeu manifestações públicas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ambos usaram as redes sociais para cumprimentar o pontífice norte-americano Robert Prevost, eleito nesta quinta-feira (8) como sucessor de Pedro.
Lula desejou que Leão XIV dê continuidade ao legado de Francisco, ressaltando temas como justiça social, paz e respeito à diversidade. “Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo”, escreveu.
Bolsonaro, por sua vez, destacou valores tradicionais como norte para o novo pontificado. “Que sua missão seja marcada pela defesa inabalável da vida, da família, da liberdade religiosa e dos valores cristãos que sustentam nossa civilização”, publicou. Ele acrescentou que o Brasil, “nação de maioria cristã e devota”, se une em oração e acolhimento ao novo papa.
Robert Prevost é o primeiro papa norte-americano da história. Até então prefeito do Dicastério para os Bispos, adotou o nome de Leão XIV ao ser eleito pelo Colégio de Cardeais.