Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Mortes no Rio Grande do Sul sobem para 56; 67 pessoas seguem desaparecidas
O estado sofre com temporais há duas semanas. Diversas cidades estão inundadas.
Paulo Junior
Foto: Carlos Fabal

O boletim da Defesa Civil divulgado neste sábado (4) atualizou  as informações sobre a tragédia que vem se abatendo sobre o estado do Rio Grande do Sul. Os dados mais recentes confirmaram o aumento do número de mortos. De acordo com o boletim, até o momento foram registrados 56 óbitos, além de 67 desaparecimentos.

Relata-se que a quantidade de feridos também cresceu, o dado atual dá conta de que 74 pessoas estão feridas. É importante destacar, ainda, que a Defesa Civil verifica 32.962 pessoas desabrigadas. Deste quantitativo, apenas 8.296 estão em abrigos, o restante está verdadeiramente desalojada.



O lastro das fortes chuvas também tem ampliado a sua ação nos municípios, hoje os danos já são registrados em ao menos 281 cidades gaúchas, afetando diretamente quase 398 mil pessoas. Observa-se que o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), segue alertando de modo reiterado que os números infelizmente devem subir ao longo dos próximos dias, já que diversas localidades se encontram ainda sem possibilidade de acesso por parte das forças de resgate.

Lembra-se que, no Rio Grande do Sul, já foi decretado estado de calamidade pública, tal estágio tem validade de 180 dias e visa facilitar a distribuição de recursos para o resgate de pessoas e posterior reconstrução das cidades. O Governo Federal também já declarou que não há limite de recursos para o enfretamento à tragédia que ocorre no extremo sul brasileiro.

Pondera-se que esta é uma das piores enchentes que o estado enfrenta, especialmente porque ainda existe a projeção de novas e intensas chuvas para o local. De acordo com Leite, em algumas áreas a quantidade de chuvas ainda pode alcançar até mil milímetros.

Observa-se que há várias mobilizações em todo o país, a fim de auxiliar as pessoas atingidas. Nessa linha, destaca-se que quem deseja ajudar pode realizar transferência pix para uma conta que é administrada pelo estado do Rio Grande do Sul. O pix é o seguinte: 92.958.800/0001-38 (CNPJ).

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade