Compartilhar
publicidade
publicidade
Procuradoria Regional Eleitoral apura transferências suspeitas de eleitores em três municípios do Cariri
Foram identificados indícios de fraude na mudança de domicílio eleitoral em Altaneira, Antonina do Norte e Granjeiro.
Rogério Brito
TSE comprará mais de 170 mil urnas eletrônicas por R$ 1,179 bilhão
Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

A Procuradoria Regional Eleitoral do Ceará iniciou uma apuração sobre suspeitas de transferências irregulares de eleitores em três municípios do Cariri: Altaneira, Antonina do Norte e Granjeiro. A investigação foi encaminhada à Corregedoria Regional do TRE-CE após serem identificados indícios de fraude na mudança de domicílio eleitoral para essas localidades.

Em Altaneira, o número de eleitores chegou a superar o de habitantes, devido a um acréscimo que, segundo a procuradoria, pode ter sido resultado de um planejamento irregular envolvendo alistamentos e transferências. A cidade teve uma eleição acirrada em 2020, com apenas 347 votos de diferença entre a candidata eleita e a adversária derrotada.

Nos municípios de Antonina do Norte e Granjeiro, a procuradoria identificou um aumento expressivo nos pedidos de alistamento e transferência em 2024, durante o período permitido para alterações no cadastro eleitoral.

Além dessas três cidades, outros 15 municípios do Ceará também são alvos da investigação. A Procuradoria Regional Eleitoral solicitou à Corregedoria Regional Eleitoral a realização de correição no eleitorado das 18 localidades.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade