Compartilhar
publicidade
publicidade
Tutores de cães e gatos podem emitir o ‘RG Animal’ dos seus pets; veja como fazer
De acordo com o governo federal, o Brasil tem aproximadamente 62,2 milhões de cães e 30,8 milhões de gatos, com cerca de 35% deles vivendo nas ruas ou abrigos.
Bruna Santos
Foto: Reprodução.

Na última quinta-feira (17), o governo federal lançou o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, chamado ‘SinPatinhas’, que cria o ‘RG Animal’. A plataforma tem como objetivo reunir dados sobre cães e gatos no Brasil, como o número de animais existentes, quantos foram castrados ou microchipados e suas localizações. O serviço é totalmente gratuito.

Além dos tutores, o sistema, que funciona totalmente on-line, também pode ser utilizado por ONGs e pessoas jurídicas. Após concluir o cadastro, cada pet recebe um número de registro único e intransferível.

Confira o passo a passo:

Tela de acesso do SinPatinhas. Foto: Reprodução.

  • Acesse o sistema do SinPatinhas;
  • Faça login com a conta gov.br;
  • Preencha seus dados pessoais;
  • Em seguida, informe os dados do pet, como nome, data de nascimento, pelagem, espécie, sexo, local de nascimento e uma ‘foto 3×4’.

Ao finalizar o processo, o sistema gera um cadastro digital, com a opção de salvar o documento em PDF para impressão. Em casos de adoção, os dados podem ser transferidos de um tutor para outro. Cada pessoa pode registrar quantos animais possuir.

O cadastro é obrigatório para quem utiliza recursos do Governo Federal, incluindo emendas parlamentares, para castração e microchipagem. Já para os demais tutores, o registro é voluntário.

Modelo do RG do Sinpatinhas. Foto: Reprodução / Governo Federal.

Compartilhar
Comentar