Os Kambiwá preservam tradições ancestrais e mantêm uma devoção especial ao Padre Cícero | Fotos: Reprodução/ Instagram
Um grupo de indígenas Kambiwá, do sertão de Pernambuco, visitou nesta sexta-feira (31) o túmulo do Padre Cícero, na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Juazeiro do Norte. Vestidos com trajes tradicionais e portando maracás e outros adornos, eles entoaram cantos em sua língua originária, chamando a atenção dos romeiros presentes.
Reconhecidos oficialmente pela Fundação Nacional do Índio (Funai) em 1978, os Kambiwá são conhecidos por sua forte espiritualidade e pela ligação com a Serra Negra, considerada sagrada por sua comunidade. O povo, distribuído entre os municípios pernambucanos de Ibimirim, Inajá e Floresta, preserva tradições ancestrais e mantém uma devoção especial ao Padre Cícero.
“Eles lutam pela preservação de seu território e de sua identidade cultural, marcada por um sincretismo religioso que une práticas indígenas, afro-brasileiras e cristãs”, destacou o perfil da Basílica de Nossa Senhora das Dores, que recebeu o grupo após a visita à Capela do Socorro.
A presença dos Kambiwá ocorreu em meio à Romaria de Finados, que se encerra neste domingo (2). A estimativa da Prefeitura de Juazeiro do Norte é que mais de 350 mil pessoas passem pelo município durante a romaria deste ano.
Assista ao vídeo:
Ver essa foto no Instagram

