Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) foram abertas nesta terça-feira (27) e seguem até as 23h59 (horário de Brasília) de sexta-feira (30). As vagas são referentes ao segundo semestre de 2023.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 276.566 bolsas de estudo serão disponibilizadas, sendo 215.530 integrais e 61.036 parciais, para cursos de graduação e cursos superiores sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.
O processo seletivo do Prouni é gratuito e conta apenas com a etapa de inscrição, feita exclusivamente através da internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para concorrer a uma bolsa, o candidato deve ter participado de uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 2021 ou 2022 -, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas das cinco provas e ter nota na prova de redação que não seja zero.
Além da nota, para concorrer à bolsa integral do programa, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
O candidato também deve atender a pelo menos uma das condições abaixo:
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, como bolsista integral da própria escola privada.
- ser pessoa com deficiência;
- ser professor da rede pública de ensino e concorrer a bolsas, exclusivamente, nos cursos de pedagogia e licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica. Nesses casos, não há requisitos de renda.
Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Acesso Único em 4 de julho, para primeira chamada, e 24 de julho, na segunda.
Criado em 2004, o programa federal oferta bolsas de estudos duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior.

