Foto: Ascom Juazeiro do Norte
A secretaria de Educação de Juazeiro do Norte continuará com modelo de escola cívico-militar, apesar Governo Federal ter anunciado esta semana que irá encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim).
O município possui uma escola com o modelo de gestão. Implementada em 2021, a Escola Municipal Cívico – Militar Dr. Edvard Teixeira Férrer, no bairro Franciscanos possui cerca de 1.700 estudantes matriculados do 6º ao 9º ano. De acordo com a Seduc, o atual formato possibilitou a oxigenação na matrícula, a apresentação de diversos projetos, além de avaliação positiva pela comunidade escolar.
De acordo com a secretária de educação de Juazeiro do Norte, Pergentina Jardim, não haverá mudanças no financiamento, tendo em vista que todo o custeio é feito pelo município. A secretária destacou também que está tendo experiência exitosa com o modelo.
Segundo o Ministério da Educação, 216 escolas aderiram ao modelo nas cinco regiões do país. O Ceará possui 4 escolas com o modelo. Uma em Juazeiro do Norte, duas em Maracanaú e uma em Mombaça, que será o único município que não permanecerá com o modelo no estado.
O Pecim foi implementado no governo de Jair Bolsonaro, e era executado em parceria entre o MEC e o Ministério da Defesa, com militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares atuando na gestão escolar e na gestão educacional.

