Compartilhar
publicidade
publicidade
MEC publica edital do Sisu 2024; programa terá somente uma etapa de inscrição no ano
Os interessados podem se inscrever de 22 a 25 de janeiro de 2024, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Raiana Lucas
Foto: Guga Matos

O edital do processo seletivo de 2024 para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foi publicado nesta sexta-feira (29), pelo Ministério da Educação. Os interessados podem se inscrever de 22 a 25 de janeiro de 2024, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A edição de 2024 do programa terá apenas uma etapa de inscrição para o primeiro e o segundo semestre.

São mais de 260 mil vagas em 127 instituições de ensino superior em todo o país. as vagas disponibilizadas, cujo início das aulas ocorrerá no segundo semestre, serão aplicadas as seguintes regras:

  • as vagas serão preenchidas pelas instituições exclusivamente segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, porque isso dependerá da sua classificação no curso pretendido, mas concorrerá às vagas do ano inteiro com uma única inscrição; e
  • todos os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis para a chamada regular deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

Para concorrer as vagas do Sisu 2024, o candidato deverá ter participado da edição de 2023 do Enem; não ter zerado a prova de Redação – conforme a Portaria MEC nº 391/2002; e não ter participado do Enem 2023 como treineiro (candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação).

O Sisu 2024 seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. A ação visa beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.

No resultado deste ano as instituições de ensino superior participantes, utilizarão a lista de espera durante todo o ano para que o preenchimento das vagas que eventualmente não são ocupadas na chamada regular possa ser preenchida. Os que não conseguirem na chamada regular, poderão manifestar interesse em participar da lista de espera, de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria