Compartilhar
publicidade
publicidade
Mercado prevê aumento da taxa Selic pela 3° vez consecutiva
O mercado vem ampliando a estimava da Selic em 2024 há quase um mês, agora a perspectiva alcançou os dois dígitos.
Paulo Junior
Sede do Banco Central do Brasil. Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil

No novo boletim Focus, divulgado na manhã desta segunda-feira (20) pelo Banco Central (BC), houve a terceira elevação consecutiva da projeção para a taxa Selic em 2024. De acordo com o documento, a perspectiva é de que a taxa básica de juros da economia brasileira encerre o ano em 10%. O tamanho da taxa é definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Pontua-se que atualmente o percentual está em 10,5%, o que vem significando uma queda consecutiva dos valores, já que que continuamente o CMN tem optado por cortes no valor da Selic. Contudo, anteriormente o mercado previa um percentual abaixo dos dois dígitos até o final de 2024. Há uma semana, por exemplo, a projeção era que o ano fosse encerrado com a Selic em 9,75%, há 15 dias a estimativa era de 9,5%.

No que tange à inflação, a expectativa é de que ela termine o atual ciclo em 3,8%, relativamente próximo do centro da meta governista que é de 3%. Indica-se que o marcado também ajustou a previsão de expansão da economia, na semana passada o boletim apontava para o PIB nacional sendo ampliado em 2,09%, já nesta segunda-feira a estimativa está em 2,05%.

Compartilhar
Comentar