Esplanada dos Ministérios. Foto: Ana Volpe/Agência Senado
Após uma série de pedidos diretos ao Ministério de Gestão e Inovação nos Serviços Públicos (MGI), o órgão decidiu que irá fornecer folhas para que os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) anotem as respostas dadas por eles durante as provas. As folhas brancas serão fornecidas nos dois horários de aplicação, ou seja, manhã e tarde.
Detalha-se que o CPNU está agendado para o dia 18 de agosto, em 220 cidades do país, incluindo Juazeiro do Norte. A liberação dos locais de prova irá ocorrer em 7 de agosto. Observa-se que, em princípio, o MGI tinha optado pro não conceder folhas para anotação das respostas. De acordo com o ministério, essa primeira projeção visava a segurança, já que entidades federais apontam que quadrilhas usavam deste método para tentar gerar fraudes. Entretanto, com a quantidade de solicitações e o reforço na segurança, a pasta decidiu conceder.
Importante explicar que haverá algumas regras. A folha para anotação somente será concedida aos candidatos que ficarem até os 30 minutos finais das provas em cada um dos turnos. A folha do período da manhã não pode, em hipótese nenhuma, ser levada para a sala de aplicação durante o período da tarde. Indica-se, ainda, que o papel deverá ser guardado em envelope fornecido pela organização do certame.
Os portões nos locais de prova irão abrir às 7h30 no domingo (18), já no período da tarde a abertura ocorrerá às 13h.