Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Minas vence Praia Clube e é campeão da Superliga feminina 2023/24
Time de Belo Horizonte volta a assumir o topo da competição e soma cinco títulos na história da Superliga
Cícero Dantas
Foto: Divulgação Minas

Pentacampeão! Liderado pela dominicana Yonkaira Peña, o Minas venceu o Praia Clube, neste domingo (21) por 3 sets a 1 (25/23, 21/25, 25/16 e 25/21) e ergueu o troféu da temporada 2023/2024.

Só nesta temporada, essa foi a quinta final disputada entre os dois clubes. O Minas venceu a Superliga, a Supercopa e o Sul-Americano. O Praia foi campeão mineiro e da Copa Brasil.

O Minas venceu o primeiro set, sofreu o empate do Praia Clube, depois de duas etapas equilibradas. Mas, ao fazer 2 a 1, impôs um placar elástico no terceiro set: de 25 a 16. E no quarto set liquidou a fatura pelas mãos da bicampeã olímpica Thaisa, em 25 a 21.

A maior pontuadora da partida foi a ponteira dominicana Peña, que marcou 23 pontos. Com a vitória, o Minas chega a cinco títulos e iguala o Osasco na segunda colocação dos maiores vitoriosos da Superliga, atrás apenas do líder Rio de Janeiro, dono de 12.

A Partida

O clássico “Pão de Queijo” sempre é marcado pelo equilíbrio e, nesta final, não foi diferente. Apesar de contar com Adenízia, a maior bloqueadora da Superliga, foi o Minas quem se destacou no fundamento na decisão e venceu o primeiro set por 25 a 23.

O Praia Clube, que não somou nenhum ponto de bloqueio ou saque no set inicial, voltou para o segundo set disposto a empatar o duelo. E foi no bloqueio que o time conseguiu virar o set, após o empate em 16 a 16. Porém, a ponteira, e destaque da partida, Peña recolocou o time de Belo Horizonte na frente, ao emplacar dois pontos consecutivos: 18 a 17. O Praia aproveitou uma sucessão de erros do Minas e conseguiu virar o placar e fechar o set em 25 a 21.

O terceiro set foi marcado por muitos erros do time de Uberlândia. O Minas aproveitou para construir uma larga vantagem no set, abriu 10 a 6 após Kisy disparar uma bola indefensável. Thaisa ampliou, e um erro de ataque do Praia aumentou a distância para cinco pontos. Enquanto o Praia errava, o Minas vencia os rallys e incendiava a torcida. De um lado o Minas se agigantava, do outro o Praia se desorganizava, e o reflexo se deu no placar elástico: 25 a 16.

O equilíbrio voltou no quarto set da partida. Os times foram juntos até o 19 a 19. Porém, Peña, novamente, fez a diferença e abriu 21 a 19 para o Minas. A central Thaisa, bicampeã olímpica, foi a responsável pelo ponto final: 25×21

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade