Foto: Pixabay
O modelo de divulgação dados da Covid-19 no Brasil atualmente adotado seguirá sem alteração somente até 3 de março, após essa data o Ministério da Saúde informou que atualização das informações passará a ser semanal. De acordo com o órgão, o primeiro dia em que os dados serão publicados segundo este novo parâmetro será em 7 de março.
Ao justificar a mudança no método, a pasta afirmou que parte significativa dos estados não mais atualiza os dados de modo diário, o que faz com que os boletins divulgados não reflitam de fato a realidade da doença no país. O Ministério ponderou que as secretarias estaduais de Saúde terão que notificar a situação pandêmica no início de cada semana, e posteriormente serão organizados e publicizados.
Hoje, apenas nove estados ainda divulgam cotidianamente os números ligados à pandemia, por sua vez, 18 unidades da federação não informam o contexto da pandemia aos finais de semana. Há, ainda, três estados que já tem como método a divulgação semanal de suas informações.

