Foto: Governo Federal
O ministro do Esporte, André Fufuca (PP), declarou durante entrevista concedida à Agência Brasil, que o Bolsa Atleta passará por um reajuste no máximo até agosto deste ano. De acordo com Fufuca, a recomposição será de 12%, o que representa a mitigação das perdas inflacionárias dos anos em que o programa ficou sem aumento real efetivo.
“Acredito que em julho ou, vou falar agosto para não falhar com a palavra , teremos esse reajuste. São mais de 8,7 mil no Brasil, entre atletas e paratletas. Após 14 anos, quando o programa completa 20 anos de existência, nós teremos, enfim, o reajuste dele. Vamos torcer para que em julho já dê certo”, afirmou o titular do Ministério do Esporte.
O ministro pontuou que a garantia acerca do reajuste lhe foi dada pelo presidente Lula (PT), que segundo divulgado na entrevista, já teria autorizado a liberação. O Bolsa Atleta completa 20 anos em 2024, e concede incentivo financeiro aos esportistas brasileiros, desde atletas iniciantes até os olímpicos. Hoje, os valores pagos variam entre R$370 e R$15 mil mensais.

