Compartilhar
publicidade
publicidade
O que são jogos Play to Earn? Explorar o mundo dos jogos Play-To-Earn
Agência Miséria
Foto: Pexels

O conceito Play-To-Earn, do inglês “Jogar para Ganhar”, parece bastante tentador. Aparentemente, basta ao utilizador jogar num determinado jogo para ganhar. Mas será a verdade assim tão simples? Vejamos o que são jogos “Play to Earn” e quais as características deste novo universos de jogos.

A roleta online grátis numa versão demo está disponível apenas para que o jogador possa testar e compreender o jogo. Ao aceitar um bónus de casino, por exemplo, o cliente poderá jogar roleta online grátis e almejar ganhar uma quantia em dinheiro. De um ou outro modo, a roleta online não integra o conceito de jogo Play to Earn, já que se trata, acima de tudo, de um jogo de fortuna ou azar. É claro que o jogador pode ganhar dinheiro com a roleta online, mas a ideia base dos jogos “Jogar para Ganhar” é diferente.

Play to Earn: o definição

Como se percebe pela tradução do termo, trata-se de jogar para ganhar. Os jogos play to earn garantem ao utilizador um pagamento, geralmente em criptomoeda ou tokens, por cada missão, cada conquista ou cada item de jogo. Este gênero de jogos, em plataformas descentralizadas, são uma espécie de nova economia. No universo dos jogos play to earn, os jogadores podem comprar ou vender itens, obter recompensas por cada vitória ou mapa e trocar personagens ou itens.

Os games evoluíram com a tecnologia blockchain, que funcionam, tal como as criptomoedas, como uma economia aberta e descentralizada, onde tudo é objeto de compra ou venda.

Como funciona o Play-To-Earn?

Por norma, a maior parte dos jogos nesta categoria exige que o jogador invista dinheiro real no jogo. O objetivo passa pela produção, conquista, compra e venda. Quanto mais jogadores estiverem envolvidos, maior é a “produção” do jogo e, por conseguinte, mais elevadas são as recompensas.

Ao atingir determinados níveis no jogo ou conquistar itens e personagens raros, que são os mais valiosos, o jogador está a gerar riqueza. Os bens do jogo poderão, assim que o jogador o entenderem, serem vendidos ou trocados. As vendas e compras são realizadas, por norma, em criptomoedas, que permitem ao jogador ganhar mais ativos digitais.

Com a evolução dos jogos play-to-earn, algumas empresas desenvolvedoras de game começaram a incluir nos jogos investimentos de alto risco, que funcionam como uma exchange, com cotações de itens e de personagens.

Os jogos play-to-earn mais populares

Foto: Reprodução

Este gênero de jogo ainda está numa fase de popularização e muitos jogadores ainda temem este estilo de jogo, por não conhecerem os riscos que envolve ou o que pode acarretar.

Ainda assim, muitos títulos têm sido lançados no mercado. Destacam-se, no universo Play-To-Earn, jogos como:

  • Axie Infinity
  • CrytoBlades
  • Thetan Arena
  • Spliterlands
  • Alien Worlds e Upland

Axie Infinity

O jogo dá vida a pequenos monstros chamados Axies. Tendo por base o Pokémon, o jogador deve tomar conta dos seus Axies, que poderá, mais tarde, negociar. Numa primeira fase, o jogador tem que comprar os Axies com dinheiro real. A partir daí deve dedicar-lhes toda a atenção e tentar, através da procriação, obter monstros mais raros.

Lançado pela Sky Mavis, é um dos jogos mais populares, com um média mensal de 310 mil utilizadores. O jogo integra o seu próprio metaverso, o “Projet K”, que permite aos jogadores a compra e venda de terrenos, para posterior empreendimentos.

O jogo apresenta uma versão free to play, para os jogadores que desejarem apenas jogar ou testar o jogo, numa primeira fase com criptomoedas Axie Infinity e Smooth Love Potion, as transações são realizadas pelo blockchain Ethereum.

CryptoBlades

É um dos jogos de batalha mais populares, no estilo Play-To-Earn. À semelhança de muitos títulos comerciais, como Fornite ou Counter-Strike, o jogador enfrenta o submundo monstruoso para ganhar itens, as habituais Skills (habilidades), que, neste caso, também são o nome da criptomoeda usada. Quanto mais skills vencer, ao longo das batalhas, mais poder terão as suas personagens. O valor do jogo passa por negociar no mercado as personagens mais valiosas.

Com um média mensal de 515 mil utilizadores, o CrytoBlades exige um investimento inicial, para que o jogador possa entrar no jogo.

Thetan Arena

Neste jogo é valorizado a habilidade do jogador e a sua capacidade de trabalhar em equipa. Com arenas de batalha multijogador, e com uma criptomoeda dedicada, a THC, o Thetan Arena começa por ser um jogo gratuito, sem recompensas.
O jogador que quiser participar no jogo no modo Play-To-Earn é obrigado, numa primeira fase, a comprar Avatares e terminar uma partida do jogo com sucesso.

Comparação dos Jogos

Característica Axie Infinity CryptoBlades Thetan Arena
Número Médio de Usuários Mensais 310 mil 515 mil Não especificado
Modelo de Jogo Free to Play / Play-To-Earn Play-To-Earn Free to Play / Play-To-Earn
Criptomoedas Axie Infinity, Smooth Love Potion Skills THC
Investimento Inicial Necessário para compra de Axies Exigido Necessário para comprar Avatares
Metaverso/Componentes Extras “Project K” (compra e venda de terrenos) Negociação de personagens Nenhum mencionado

O futuro do Play to Earn

Numa sociedade volátil e em constante evolução tecnológica, é difícil perceber qual será o futuro desta categoria de jogos. Entretanto, novos jogos continuam a chegar ao mercado e novos utilizadores, todos os meses, passam a movimentar-se nesta economia de gaming e cripto, com vantagens e ativos digitais.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria