Compartilhar
publicidade
publicidade
Pagamento online: soluções financeiras para o seu negócio
Agência Miséria
Foto: Pexels

O mercado de meios de pagamento online está em ascensão no Brasil. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, o número estimado de transações digitais realizadas por minuto é de 20 mil.

Desde 2018 o número de novos negócios criados com o intuito de preencher essa lacuna no setor financeiro aumentaram, passando de 230 em 2018 a 742 em 2022, incluindo os modelos de negócios de fintechs.

Todas as inovações de serviços financeiros, como o pagamento online por aplicativos, pagamentos por aproximação e cartões de crédito digitais, integram o novo ecossistema financeiro iniciado com a implementação do Open Banking. Conheça tudo sobre essas soluções em este artigo!

O estado do mercado de adquirência no Brasil

Segundo o relatório apresentado pelo Banco Central em 2021, o volume de operações realizadas mensalmente com o cartão de crédito superaram os 200 milhões de transações.

A conveniência do cartão de crédito e outros meios de pagamentos, como pagamentos digitais e transferências instantâneas, é uma demonstração de que as soluções financeiras estão focadas em clientes mais exigentes e adaptando-se às mudanças do mercado.

Nesse processo de digitalização, surgiram diversas soluções no mercado para o sistema de pagamento de negócios: e-commerces, fintechs ou negócios varejistas. Entre os novos produtos, encontram-se os bancos digitais, a carteira digital pagamento, e a possibilidade de fazer pagamentos com leitores de código de barras ou código QR.

Em um cenário de constante crescimento e inovação, os desafios do mercado de adquirência são manter a agilidade dos processos de intermediação dos pagamentos e oferecer uma experiência de uso agradável e acessível.

Por que utilizar soluções financeiras como APIs?

A integração de ferramentas tecnológicas, como os Programas de Interfaces de Aplicações (APIs) e os tokens, são partes fundamentais da transformação do sistema de pagamento, ao incorporar meios de transações digitais com o objetivo de melhorar o desempenho dos negócios e oferecer soluções personalizadas aos seus clientes.

Foto: Pexels

O API funciona como um canal de comunicação entre diversos programas e aplicativos de sistemas diferentes em que um site ou programa pode adotar uma funcionalidade para aperfeiçoar a sua oferta de produtos, sem que haja a necessidade de desenvolvê-la desde o início.

A integração de uma API para um negócio no mercado financeiro é de suma relevância para que empresas e instituições financeiras de diferentes portes possam criar produtos e soluções financeiras personalizadas, otimizando o seu tempo e recursos ao concentrar os esforços na estratégia de negócios.

3 meios de pagamento para a sua empresa

O futuro do mercado B2B certamente contará com a integração de novas tecnologias aos seus modelos de negócios para potencializar os rendimentos das empresas. Ainda assim, muitas companhias já estão dando os primeiros passos para a atualização dos meios de pagamentos digitais mais eficazes e adequados para seu tipo de mercado:

Pagamentos via aplicativo

Os pagamentos via app são serviços que visam facilitar a gestão dos recursos e garantir a rapidez e segurança no momento de realizar um pagamento. Este tipo de solução pode ser integrada a uma plataforma e-commerce para que a experiência de compra seja mais segura e prática, já que as transações mobile são cada vez mais utilizadas.

P2P

As transações de Pessoa para Pessoa (P2P) ocupam um espaço importante na indústria dos meios de pagamento, desde que surgiram essas alternativas desburocratizadas para a realização de transferências de um cliente para o outro. Sendo assim, é possível que um usuário envie e receba dinheiro de maneira simplificada utilizando o e-mail ou número de celular.

Foto: Unsplash

Pagamento na loja

A solução de pagamento em estabelecimentos comerciais pode ser adotada de três maneiras: através de um cartão virtual, com a leitura de código de barras e com o código QR. Para tomar a decisão de qual modalidade de pagamento é a mais adequada para a fidelização de clientes, a compreensão do alcance do seu negócio é fundamental.

Agora que conhece as distintas opções para escolher o meio de pagamento digital da sua empresa, comece a aproveitar todos os seus benefícios.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria