Compartilhar
Países da Ásia e Oceania encerram votação para o segundo turno
Foram mais de 697 mil eleitores aptos a votar, mesmo morando fora do país
Romario Sousa
Foto: Reprodução

A votação para o segundo turno das eleições 2022 iniciaram as 8h deste domingo (30) em todo o Brasil. Porém, os brasileiros que moram fora do país, já votaram em quem querem que comande a terra natal pelos próximos 4 anos.

Até as 8h, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Singapura encerraram a votação, que ocorreu no mesmo horário previsto aqui no Brasil, de 8h as 17h.

Devido ao fuso horário, que pode chegar até a 16 horas ou mais de diferença, a votação já foi encerrada. A Nova Zelândia foi o primeiro país a iniciar a votação, que terminou por volta das 1h da madrugada no Brasil.

Em seguida foi a vez da Austrália, que ocorreu 3h da madrugada. Já na Coreia do Sul e no Japão o encerramento aconteceu às 5h. A votação ocorre em 181 cidades estrangeiras.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram mais de 697 mil eleitores aptos a votar, mesmo morando fora do país. Este público pode votar apenas para o cargo de Presidente.

Resultados

Assim como no Brasil, após o encerramento da votação os boletins de urna são fixados nos respectivos consulados e embaixadas para consulta pública, assim é possível conferir de forma extraoficial como foi o resultado em cada país.

Nova Zelândia

Os boletins de urna mostram que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), foi o mais votado no país. O petista foi escolhido por 70,34% dos eleitores, enquanto o Presidente Jair Bolsonaro (PL), obteve 29,66%.

2.951 pessoas estavam aptas a votar na Nova Zelândia, mas somente 569 compareceram às urnas, foram 7 votos em branco e 9 anularam, os outros 1362 faltaram.

  • Lula: 389
  • Jair Bolsonaro: 164

Austrália 

Lula também levou a melhor nas cinco cidades onde ocorreram a votação Sydney, Camberra, Melbourne, Perth e Brisbane deram a vantagem ao petista.

Ao todo, 10.078 brasileiros estavam aptos a participar do pleito no país da Oceania, mas somente 4.911 compareceram. Do total, 94 votaram em branco e 159 anularam. Outros 5.167 faltaram.

  • Lula: 2.970 votos
  • Jair Bolsonaro: 1.688 votos

Coreia do Sul

Lula também venceu no país asiático, podiam votar 376 indivíduos, mas apenas 213 compareceram. Foram nove votos em branco e oito anularam. 163 faltaram.

  • Lula: 126 votos
  • Jair Bolsonaro: 70 votos

Japão

Os brasileiros que vivem no Japão deram a vitória a Bolsonaro.

  • Lula: 49 votos
  • Jair Bolsonaro: 199 votos

TAIWAN

Taiwan também deu a maioria dos votos ao atual Presidente. Sete eleitores optaram pelo branco e cinco anularam.

  • Lula: 101 votos
  • Bolsonaro: 132 votos

Singapura

Lula levou a melhor

  • Lula: 230 votos
  • Jair Bolsonaro: 131 votos

A totalização dos votos, só serão apuradas de forma oficial durante a contagem que ocorre após o período de votação, a partir das 17h horário de Brasília, pelo TSE.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria