Foto: Ascom / Enel Ceará.
Um homem foi preso em flagrante na última quarta-feira (28) por furto de energia em uma residência no bairro Franciscano, na cidade de Juazeiro do Norte. O suspeito foi conduzido à delegacia local, onde foi lavrado um Auto de Prisão em Flagrante (APF). Todo o processo foi realizado pela Enel Ceará com apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), durante uma operação regular de combate ao furto de energia no estado.
Somente neste ano, foram realizadas 13 operações especiais no combate a esses crimes, resultando em nove prisões em flagrante em todo o Ceará. De acordo com a fornecedora, a prática, popularmente conhecida como “gato”, compromete a qualidade do fornecimento e coloca em risco a vida da população, podendo causar acidentes graves, inclusive com quem manipula a rede elétrica de forma irregular.
“Também é importante pontuar que parte dessa energia furtada vai para a tarifa, então acaba sendo paga pelos outros consumidores, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime”, explica Eduardo Gomes, responsável Inspeções da Enel Ceará.
Fiscalização
Segundo a Enel, o trabalho de identificação das irregularidades é feito com análise de dados internamente e, em campo, com apoio das equipes especializadas. Diariamente, técnicos da Enel analisam informações de consumo de cada cliente e também realizam ações em campo em todo o Ceará para identificar e normalizar casos durante a visita ou posteriormente.
LEIA TAMBÉM | Enel é inscrita na dívida ativa por não pagar R$ 3 milhões em multas aplicadas pela Prefeitura de Juazeiro do Norte