Animais foram encontrados desnutridos e com carrapatos. | Foto: Reprodução / Redes Sociais.
O Ministério Público do Ceará denunciou Mirtes Gomes Madeiro, de 59 anos, por manter mais de 100 cães e gatos em situação de maus-tratos em um canil clandestino localizado na cidade de Brejo Santo. Os animais foram resgatados em 16 de dezembro de forma conjunta por associações de defesa da causa animal, ativistas e representantes da Secretaria de Proteção Animal do Ceará (Sepa).
Todo o processo resultou na remoção dos animais, abertura de ação penal e prisão da acusada, que já respondia a um processo semelhante em 2024. Os cães e gatos foram encontrados em ambientes pequenos, apresentando sinais de debilidade, com pelo embolado, sujos, com carrapatos, desnutridos, desidratados e com doenças de pele.
O MP apresentou denúncia com base na Lei de Crimes Ambientais, que trata do crime de maus‑tratos contra animais e prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda quando a vítima é cão ou gato. O órgão também solicitou que a acusada pague R$ 90 mil de multa por danos morais coletivos.