Compartilhar
Publicidade
Publicidade
81% dos eleitores defendem que candidatos à presidência priorizem a Amazônia
A pesquisa é do PoderData, encomendado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS)
Yanne Vieira
Mudança climática pode transformar em savana 40% da Amazônia, indica estudo
(Fundo Amazônia/Divulgação)

Segundo levantamento divulgado neste domingo (14), 81% dos eleitores brasileiros acham que a proteção da floresta amazônica deve ser uma prioridade para os candidatos à presidência. A pesquisa é do PoderData, encomendado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS).

O aumento do desmatamento, invasão de terras indígenas e criminalidade na Amazônia, como o assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips, evidenciou o cenário de insegurança e a preocupação dos brasileiros com essa região.

65% dos entrevistados afirmaram que o governo federal não está trabalhando para conter crimes como grilagem, tráfico de drogas e exploração ilegal de madeira na Amazônia, apenas 17% que acreditam que o presidente Jair Bolsonaro atua contra essas ilegalidades.

Na pesquisa, 39% dos entrevistados elencaram o tráfico de drogas como o que mais prejudica a floresta e sua população, seguido pela grilagem (17%) e o garimpo (13%).

O balanço do trabalho do atual governo na proteção da floresta segue negativo entre os eleitores, em relação à pesquisa anterior. 49% assinalou que o desempenho do governo é ruim/péssimo (+1% em relação a junho), enquanto 23% avaliaram como regular (+1%) e 15% como ótimo/bom (-4%).

Segundo o PoderData, 65% dos entrevistados consideram que a proteção da Amazônia é importante para o desenvolvimento econômico do Brasil e 19% não a consideram importante.

 

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade