Foto: ALECE
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou, nessa quarta-feira (17), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025, enviado pelo governador Elmano de Freitas (PT). A peça estima que os investimentos realizados pelo governo deverão crescer 17% em comparação com 2024, superando R$ 3 bilhões.
A LDO 2025 recebeu 107 propostas de emendas dos parlamentares, das quais nove foram acatadas e quatro receberam parecer favorável com modificação. Considerando os investimentos e as inversões financeiras, estão previstos, de 2025 a 2027, o total de R$ 9,5 bilhões.
O valor será aplicado em projetos como a duplicação do Eixão das Águas e a execução e supervisão do Cinturão das Águas, Linha Leste do Metrô de Fortaleza; restauração e pavimentação de rodovias; expansão da capacidade de transferência de água – Malha D’Água, entre outros.
Conforme o projeto, também serão aplicados recursos na implantação de cisternas; ampliação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário; reforma e implantação de hospitais e escolas; e aparelhamento e modernização da segurança pública.
“Esses projetos, aliados a outras políticas de proteção social, como o Cartão Mais Infância Ceará, Cartão Alimentação (Ceará Sem Fome), Programa Vale Gás e Programa Entrada Moradia, serão norteadores para o desenvolvimento do estado nos próximos anos”, detalha o texto do PLDO.

