Foto: Aerlon Avelino
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (4), a criação do Serviço Móvel de Primeiro Resgate e Socorro Veterinário (SOS-PET). O projeto, de autoria da vereadora Jacqueline Gouveia (MDB), prevê atendimento a animais abandonados em vias públicas. Agora, segue para sanção ou veto do prefeito Glêdson Bezerra.
Na mesma sessão, os parlamentares também aprovaram outras matérias. Entre elas, o projeto de Bilinha (PT), que institui diretrizes para um programa de incentivo ao emprego destinado a mães solo, e a declaração da estátua de Padre Cícero como patrimônio cultural, turístico e religioso, de autoria de Rita Monteiro (PSB).
Também foi aprovado projeto da vereadora Auricélia Bezerra (PSB) que assegura fornecimento de cestas básicas e itens de higiene a pessoas em tratamento contra hanseníase.
Nos requerimentos verbais, vereadores apresentaram demandas voltadas a saúde, infraestrutura, saneamento, iluminação pública e abastecimento de água. Entre os pedidos, estão a reforma e reabertura do PSF do bairro Santo Antônio, a solução para problemas de falta d’água nos bairros Leandro Bezerra e São José, além de solicitações de calçamento, capinação e poda.
O Pequeno Expediente foi marcado por debates sobre gestão fiscal e demandas de saúde. Capitão Vieira (MDB) criticou a administração, classificando-a como um “caos”, enquanto Vandinho Pereira (PP) defendeu a transparência das contas municipais. Rita Monteiro (PSB) destacou a necessidade de reforma no posto de saúde do Sítio Carás do Umari.
No Grande Expediente, o convidado Francisco Faustino abordou a situação de pacientes com hanseníase e a necessidade de segurança alimentar. Rita Monteiro voltou a tribuna para criticar os baixos indicadores educacionais de Juazeiro do Norte. Já Bilinha solicitou à Secretaria de Cultura a reinstalação de um monumento em homenagem à cultura romeira na Praça do Giradouro.

