Câmara de Juazeiro do Norte (Foto: Rogério Brito/ Site Miséria)
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte deu início, nesta terça-feira (13), à análise de projetos de lei que tratam do combate à adultização de crianças e adolescentes. Esse tema ganhou repercussão nacional após denúncias do youtuber Felca sobre exploração e sexualização de menores na internet.
As propostas foram apresentadas pelos vereadores Barbosa Neto (PT) e Pergentina Jardim (Podemos) e possuem redações semelhantes. Ambas preveem a “vedação à exposição de crianças e adolescentes de forma adultizada na comunicação visual e nas plataformas digitais”. Pergentina sugeriu que os textos sejam unificados, proposta que será avaliada pelas comissões técnicas.
O projeto de Barbosa Neto, por exemplo, estabelece a criação de um programa permanente com ações educativas nas escolas, voltadas à orientação da comunidade escolar, fiscalização de eventos e publicidade que explorem a imagem infantil de forma sexualizada, além da implantação de um observatório municipal da infância.
“Esse é o pontapé inicial em Juazeiro do Norte para um debate que já ganhou repercussão nacional e que exige cuidado, atenção e compromisso. Juazeiro começa esse debate”, afirmou o parlamentar.

