Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Camilo diz que governo apresentará nova propostas para servidores em greve nesta sexta-feira, 19
Professores e técnicos-administrativos de diversas instituições do país estão em greve. No Ceará a greve abrange toda a rede federal de ensino superior.
Paulo Junior
Foto: Ascom Andifes

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou durante passagem pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados que o governo deve apresentar uma nova proposta para o docentes e técnicos administrativos das universidade federais do país. A declaração foi dada nessa terça-feira (16), e é uma resposta a greve que as categorias fazem em parte significativa das unidades de ensino superior.

O ministro disse que o Ministério não tinha mais condições de propor algo sozinho, ou seja, usando apenas da dotação orçamentária da pasta. Nessa linha, destacou que o governo já havia sinalizado a liberação de recursos extras para a continuidade das discussões. Um nova proposta deve ser levada às categorias nesta sexta-feira (19).

“O governo já sinalizou com recursos adicionais para que a gente possa negociar com os servidores técnicos e servidores, a questão, não só do plano [de cargos e salários], mas também do reajuste salarial para essa categoria”, declarou o ex-governador do Ceará.

Apesar de reclamar da greve, o titular da pasta detalhou que o anuncio de proposta será feito por Esther Dweck, ministra de Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, e líder do governo na mesa de negociação. Santana também fez questão de lembrar que em 2023 o governo concedeu reajuste de 9% após seis anos sem correção.

Greve no Ceará 

No Ceará pontua-se que todas as instituições federais estão em estado de greve, tanto de docentes quanto de técnicos administrativos. São elas: Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade