Foto: Reprodução
Em levantamento feito pela consultoria Atlas Intel se verificou o aparecimento do nome do atual ministro da Educação, Camilo Santana, entre os potenciais nomes da esquerda para a disputa eleitoral de 2026. A pesquisa feita pela Atlas focou no campo da esquerda e questionou os entrevistados sobre que nome gostariam de ver disputando a presidência da República no próximo pleito, o cearense alcançou a preferência de 2,8% dos entrevistados.
O ministro da Educação apareceu à frente de nomes como o da ex-senadora Marina Silva e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Apesar de ter sido eleito indicando não desejar disputar a reeleição, Lula (PT) aparece como líder da preferência da esquerda, ele soma 63% das intenções, a segunda colocação é ocupada pelo titular da Fazenda, Haddad surge com 14,4%.
A pesquisa mostrou, também, que o pedetista Ciro Gomes ainda é lembrado por parte do eleitorado de esquerda como uma opção, ele contabiliza neste contexto 3,7% das intenções. Depois da série de nomes petistas, Gomes é o político que melhor pontua.
Foram ouvidos 3.222 eleitores entre os dias 2 e 4 de julho.
Veja o resultado completo da pesquisa:
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 63%;
Fernando Haddad (PT): 14,4%;
Ciro Gomes (PDT): 3,7%;
Camilo Santana (PT): 2,8%;
Rui Costa (PT): 1,7%;
Marina Silva (Rede): 1,1%;
Jaques Wagner (PT): 0,4%;
Silvio Almeida: 0,2%;
Não sabe: 3,4%;
Outro nome: 9,3%;

