Carmelo Neto ao lado do ex-presidente Bolsonaro Foto: Divulgação
O deputado estadual cearense Carmelo Neto (PL) integra a comitiva do ex-presidente Jair Bolsonaro em viagem à Buenos Aires, o grupo irá acompanhar a posse do novo presidente do país vizinho no próximo dia 10 de dezembro. Carmelo será o único cearense entre os 30 políticos que acompanham o ex-chefe do executivo nacional no deslocamento. O cearense assumiu recentemente a presidência do PL Ceará, o cargo chegou até ele por meio de uma articulação direta do ex-presidente.
O grupo de Bolsonaro viaja para a capital argentina ainda nesta quinta-feira (7). Aponta-se que o presidente Lula (PT) já confirmou que não participará da cerimônia, o Brasil será oficialmente representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O ministro estará acompanhado de alguns assessores do governo brasileiro. Os dois países mantém uma relação comercial histórica.
Explica-se que o ex-presidente teve o passaporte apreendido no mês de maio de 2023, porém, para viajar ao país vizinho não é necessário portar o documento. Entretanto, frisa-se que a viagem de Bolsonaro foi comunicada ao poder judiciário com antecedência, obedecendo ao que está preconizado pela legislação vigente.
Carmelo Neto viajará com a comitiva diretamente de Brasília, onde cumpre compromissos desde ontem (6). Nessa quarta-feira ele entregou a Bolsonaro e ao presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, o planejamento estratégico do PL Ceará, a fim de ampliar a presença da agremiação nos municípios cearenses. Em 2020 o PL elegeu 13 prefeitos, e parte do grupo se desfilou recentemente, migrando para siglas que estão no arco de apoios ao Governo do Estado, presidido por Elmano de Freitas (PT).

