Compartilhar
publicidade
publicidade
Ceará vai aplicar reajuste do piso salarial dos professores, anuncia Elmano
A medida acompanha o novo piso salarial do magistério publicado em portaria pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no dia 16 de janeiro.
Rogério Brito
Elmano de Freitas. (Foto: Divulgação/ Governo do Ceará)

O governador Elmano de Freitas (PT) confirmou nesta quinta-feira (26) que o Governo do Ceará vai reajustar em 14,9% o vencimento-base dos professores da rede estadual de ensino. A medida acompanha o novo piso salarial do magistério publicado em portaria pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no dia 16 de janeiro.

“A secretária da Educação deve nos próximos dias já ter uma reunião com o sindicato Apeoc, onde nós vamos conversar, mas evidentemente que vamos seguir o cumprimento do piso dos professores”, disse o governador durante anúncio das novas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, no Palácio da Abolição.

No Cariri, municípios como Juazeiro do Norte, Missão Velha, Assaré, Abaiara e Mauriti já anunciaram a aplicação do reajuste para o magistério em 2023. Em Juazeiro, por exemplo, o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) anunciou reajuste de 14,95% para a categoria.

O piso nacional do magistério representa o salário inicial das carreiras do magistério público da educação básica para a formação em nível médio. O valor considera uma jornada de 40 horas semanais na modalidade normal de ensino.

A cada ano, o piso do magistério deve ser corrigido pelo crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, estabelecido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria