
Foto: Sérgio Lima
O ex-ministro Ciro Gomes, filiado ao PDT há cerca de dez anos, está em conversas avançadas para retornar ao PSDB, partido que deseja seu retorno para uma possível candidatura ao governo do estado em 2026. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo nesta sexta-feira (20).
Ciro foi eleito governador em 1990 pelo PSDB, com apoio de Tasso Jereissati, seu antecessor e principal liderança tucana no estado. Tasso, inclusive, está à frente da articulação para tentar trazer o ex-ministro de volta à legenda, da qual ele saiu em 1997 e à qual tem feito críticas desde então.
Presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo afirmou ao jornal que já autorizou Tasso a intensificar o diálogo com Ciro: “Já autorizei o Tasso a prosseguir nas conversas com ele. Ele será bem-vindo ao partido”, disse.
Para 2026, o PSDB planeja fazer oposição ao governador Elmano de Freitas (PT), que deve concorrer à reeleição. Além de Ciro, outro nome do seu grupo também citado para disputar o governo do estado é o do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, que deixou o PDT este ano e ingressou no União Brasil.