
Foto: Reprodução
O secretário de Segurança Pública de Juazeiro do Norte, Cláudio Luz, manifestou apoio à criação de um sistema integrado entre as forças de segurança estaduais e as guardas municipais, medida anunciada pelo governador Elmano de Freitas (PT) na segunda-feira (16).
Em entrevista à TV Miséria, Luz afirmou que as guardas municipais têm capacidade para atender ocorrências de crimes de menor potencial ofensivo, liberando a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) para casos mais graves e complexos.
“A Guarda Municipal pode tomar conta disso. Onde não há controle territorial de facção, a Guarda pode fazer o policiamento comunitário, liberando a Polícia Militar para os crimes mais graves, para o enfrentamento real contra as facções, contra a criminalidade organizada”, disse o secretário.
Segundo Elmano, o sistema deverá integrar as forças de segurança estaduais com as guardas dos 184 municípios cearenses. O governador destacou que o Ceará conta com mais de 4 mil guardas municipais. Em Juazeiro do Norte, são 46 agentes, sendo 29 na Guarda Civil Metropolitana (GCM) e 17 no Grupamento de Trânsito.
“Poderemos fazer um trabalho muito importante juntos, com tecnologia, ação integrada, com comunicação, com integração, para que possamos trazer mais paz para o povo cearense”, declarou o governador durante o anúncio.