Foto: Toni Sousa/ Portal Miséria
Na manhã desta quinta-feira (26), em Barbalha, no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Malvinas, foi realizado audiência pública para tratar da taxa de esgoto no bairro, cobrado pela Parceria Público Privada (PPP), entre a Ambiental Ceará e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
A audiência foi solicitada pelo vereador Dorivan Amaro, que destacou que ficou satisfeito com a participação dos órgãos, a Ambiental Ceará, Cagece, poder legislativo e a população. Segundo o vereador, ficou decidido que será realizado um mutirão pela Ambiental para ouvir a população. Sobre o valor correto a ser cobrado, de acordo com Dorivan, era o valor mínimo. “Infelizmente a taxa de 80% para as famílias carentes, não tem condição. O que eu defendo é que o Governo Estadual e o Governo Federal ele procure taxar as pessoas que ganha muito, que tem salários altos, não as famílias carentes pagar uma taxa de 80%”, completou o vereador.
Luciano Arruda, diretor da Cagece, explicou que está sendo construído mais de 4 mil metros extensão de rede coletora de esgoto, para acabar com o esgoto a céu aberto na localidade. “O trabalho que a gente está fazendo aqui é um trabalho de saúde pública, é tirar o esgoto a céu aberto das ruas e ao mesmo tempo afastar a possibilidade de adoecimentos, de perda de aula das crianças, de as vezes até os próprios adultos, né?! Que possam adoecer, deixem de trabalhar, enfim! É um trabalho extremamente relevante, essencial, e a gente está aqui justamente iniciando”, declarou Luciano sobre a comunidade ser a primeira a receber o mutirão.
O diretor completou dizendo que muitas das famílias presentes na audiência, tem direito a isenção da taxa, devido a participação em programas sociais, como o Bolsa Família. Ele informou também que através desse mutirão será realizado a comprovação de que essas famílias estão inseridas nos programas e assim seja feito a efetivação, e o valor, consequentemente, reduzido.
ASSISTA:

