Foto: Kid Júnior
O presidente Lula (PT) cumpriu nesta sexta-feira (5) compromissos no território cearense. O chefe do executivo nacional visitou obras da Ferrovia Transnordestina e assinou ordem de serviço para o Ramal do Salgado. as duas atividades foram realizadas na cidade de Iguatu.
Lula desembarcou em Juazeiro do Norte por volta das 10h40 e seguiu de helicóptero para Iguatu. Ele estava ladeado pelos ministros Renan Filho (Transportes) , Wellington Dias (Combate a Fome), Rui Costa (Casa Civil). Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Camilo Santana (Educação).
Pontua-se que o evento contou com a presença, também, de diversos manifestantes do setor educacional, já que há movimentos grevistas tanto na rede estadual de ensino quanto na rede federal. Os manifestantes foram citados pelo presidente, que afirmou que em outros governos tais ações não eram possíveis. Destaca-se que antes da chegada dos políticos ao local do evento, seguranças recolheram cartazes que continham críticas ao governado do Ceará, Elmano de Freitas (PT).
Durante a passagem, Lula assinou a ordem de serviço do ramal do Salgado, que permitirá que as águas da Transposição do Rio São Francisco cheguem com maior rapidez nos reservatórios cearenses, o investimento é estimado em R$375 milhões. O político também destacou que a Ferrovia Transnordestina deve ser entregue no máximo até o 1° trimestre de 2027.
O petista também anunciou uma série de outros investimentos no Ceará, todos visando a melhoria da segurança hídrica do estado.

