Deputado Federal Yury do Paredão. Foto: Divulgação.
O Congresso Nacional instalou, nesta terça-feira (5), a Comissão Mista — composta por deputados e senadores — para analisar a Medida Provisória (MP) 1301/2025, que institui o programa “Agora Tem Especialistas”. Lançado em maio, a iniciativa do Governo Federal prevê o credenciamento de instituições privadas, a ampliação dos horários de atendimento nas unidades públicas de saúde e a troca de dívidas de planos de saúde e hospitais privados por atendimentos ao SUS.
O deputado cearense Yury do Paredão (MDB) foi eleito o presidente da comissão, com relatoria do senador Otto Alencar (PSD). O grupo tem até o dia 26 de setembro para concluir a análise da MP. “O SUS é o maior sistema de saúde pública do mundo — e é dever do Estado fortalecê-lo com gestão, inovação e foco nas reais necessidades da população”, disse.
A primeira audiência pública para tratar sobre o tema acontece nesta quarta-feira (6), às 15h, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A comissão também aprovou um segundo encontro, marcado para a próxima terça-feira (12), às 14h30.
Após a conclusão do trabalho da comissão, a proposta será votada na Câmara e no Senado. “Estamos falando de milhões de brasileiros que aguardam por uma consulta com cardiologista, por um exame de imagem ou por uma cirurgia que pode salvar ou transformar vidas. O SUS é o maior sistema de saúde pública do mundo, e é dever do Estado fortalecê-lo com gestão, inovação e foco nas reais necessidades da população“, afirmou Yury em discurso.

